Infelizmente sim. Vários estudos já apontam um aumento no número de casos de infertilidade em homens e mulheres e que estão relacionados ao consumo excessivo de açúcar. Refrigerantes, sucos industrializados, dentre outras bebidas açucaradas têm se mostrado grandes vilões para a concepção de um bebê.
Um estudo realizado na Universidade de Boston (EUA), por exemplo, acompanhou homens e mulheres entre 21 e 45 anos e concluiu que a ingestão diária de uma lata de refrigerante reduziu em cerca de 20% as chances de gravidez. A coordenadora do estudo, a professora Elizabeth Hatch aponta ainda mais três pesquisas que relacionam a baixa qualidade no sêmen de homens que ingeriam a bebida.
Ao consumirmos açúcar em excesso todo o nosso corpo é afetado, incluindo nosso sistema reprodutor. Isso porque teremos a produção de inúmeras substâncias para a digestão deste açúcar e que ao mesmo tempo poderão causar alterações metabólicas e hormonais importantes em todo o nosso organismo.
Além disso, o açúcar afeta a hipófise, uma glândula do nosso cérebro responsável pelo o envio de estímulos para os ovários e testículos, diminuindo a produção de óvulos e espermatozoides e consequentemente as chances de fecundação.
E não podemos esquecer da Diabetes. Quando já instalada, a doença também pode ter um impacto negativo sobre a fertilidade, acarretando nas mulheres anormalidades na menstruação, aumento das chances de aborto ou menopausa prematura. Já nos homens pode provocar um envelhecimento prematuro dos espermatozoides.
Se alimentem bem. O consumo de alimentos saudáveis, como frutas, verduras e peixes contribuem não só com a saúde dos óvulos e espermatozoides, mas de todo o nosso organismo.
A Ferticlin conta com uma equipe com ampla experiência no assunto. Agende uma avaliação!
Cuidem-se!